» Freguesia » Monumentos de Aldeia do Souto
23777  
 

 


Fonte da Maria Janeira
2013-06-16

Água pura e cristalina, conhecida por muitíssimas pessoas de diversas localidades, oriundas desde a cidade da Guarda, até à cidade da Covilhã, que no quotidiano se vêm debruçar a apanha-la na muito conhecida "Fonte da Maria Janeira" à entrada de Aldeia do Souto. Esta fonte, destaca-se por manter um óptimo e permanente caudal de água ao longo do ano, revelando haver "abundância de tal liquido precioso, nesta terra" e nas épocas mais quentes do ano, realça-se de entre tantas qualidades, o facto de ser bastante gelada.

Quanto ao nome de "Fonte da Maria Janeira", dizem as pessoas mais antigas que este nome derivou de uma lenda, lenda essa que dispomos em "ler mais"

id: 81
 
 
Fonte da Biquinha
2013-06-16

 

"Fonte da Biquinha", centenária, caracteriza-se pela sua cristalina água (que para muitos antigos, é fonte de água benta que cura doenças e tira as dores).

Fontanário de muita importancia na Freguesia que deu o seu próprio nome à rua que a circunda " Rua da Biquinha"

 

id: 158
 
 
Capela de S. João
2009-06-30
Situada num local da Freguesia, designado por "Arco de S. João", isto porque naquele lugar havia um arco romano isolado no monte. Foi aproveitado, aí por volta de 1870, para ficar no interior desta pequena capela, onde actualmente se encontra. Nesse lugar, diziam os antigos, ter sido o cemitério da região, no tempo dos romanos, ali se sepultavam os defuntos vindos de Belmonte e terras vizinhas. Havia nesse lugar, várias sepulturas cavadas na rocha e com diferentes tamanhos, para crianças e adultos. Quando se fez o campo de futebol, cobriram-se com terra tornando-se inacessíveis e invisíveis. Também havia naquele lugar (ainda há vestígios) escavadas nas pedras: Francelas, lagares de vinho em miniatura e ferros de engomar. Nos lugares, ainda hoje chamados por "Paço e S. Domingos" apareceram à cerca de 80 anos, tijolos grandes, o que mostra que noutros tempos havia construções de tijolo e que desapareceram por completo. Sem qualquer fundamento em que nos possamos basear, também diziam os antigos que houve nesta zona uma grande povoação que desapareceu.
id: 105
 
 
Estátua Dr. Januário Barreto
2009-06-30

Precisamente no Largo da Igreja, está colocada a estátua do ilustre filho desta Terra, "Januário Barreto", que acabou por dar seu nome ao respectivo Largo, hoje designado por " Largo Dr. Januário Barreto". 

Este, nascido nesta Freguesia em 1877, ex-aluno da Casa Pia de Lisboa, médico, precursor do futebol em Portugal, fundador e 1º Presidente eleito do Sport Lisboa e Benfica e da Liga Portuguesa de Futebol.

 Faleceu em 1910.

 Homenagem do Povo de Aldeia do Souto em 16-03-1996.

id: 106
 
 
A Igreja Matriz
2009-06-25

A história da Paróquia de Aldeia do Souto, concelho a Covilhã, diocese da Guarda, perdeu-se nos séculos.

Tudo leva a querer que a igreja era um templo românico, mas devido ás muitas alterações, já pouco tem do que tinha primitivamente.

Por volta de 1880 foi construída a torre e aumentada a igreja para a frente, o equivalente à torre. Para esta construção foi vendida uma parte da serra da Aldeia do Souto por cem mil réis. A parte vendida foi comprada por uns Alçadas da Covilhã e passou a chamar-se, até aos dias de hoje, " Carvalhal dos Alçadas".

id: 2
 
 

  Registo 1 a 5 de 7  

 

Utilizador
Password

» Novo Registo
» Recuperar Password
 
 

O que acha do nosso site?






 

Inquérito Actual